COMO ACONTECE...

O Projeto Fala Comigo teve início em janeiro de 2019 com oficinas presenciais que permitiram momentos reflexivos de construção, desconstrução e reconstrução da identidade masculina a partir da escuta e do diálogo com os homens presentes e seus facilitadores. 

A vivência na oficina implica um esforço pessoal e coletivo, trabalhando no campo das ideias e das representações, dialogando com a dimensão afetiva-emocional de forma a permitir a desconstrução e reconstrução social dos valores, das crenças, dos preconceitos e dos tabus, social e historicamente construídos.  Efetivamente, o grupo se torna por algumas horas a possibilidade real de experimentação de novos padrões de relacionamento, de problematização dos papeis sociais e de relativização das identidades monolíticas. 

Através de diferentes técnicas e estratégias de meditação, o grupo é mobilizado para a reflexão sobre a rigidez da identidade masculina com seus respectivos comportamentos auto afirmativos na contemporaneidade. Com a necessidade do isolamento sanitário, optamos por encontros virtuais onde acontecem as rodas de conversa para a ressignificação do olhar sobre si, o outro e o mundo, reconhecendo assim, a diversidade psíquica, social, cultural e de gênero.

Avaliar o processo continuamente é outro cuidado importante. O grupo, com a colaboração dos facilitadores, se esforça por produzir uma síntese da experiência construída coletivamente avaliando o que foi alcançado no nível da informação; identificando os sentimentos predominantes durante o processo; elencando as questões que permaneciam sem resposta; e apontando novas atitudes e posturas que podem ser incorporadas no cotidiano das relações.

© 2020 Projeto Fala Comigo – Masculinidade em Debate. Todos os direitos reservados.